quarta-feira, 21 de março de 2012

O HOMEM E A MULHER

Esta linda poesia de Victor Hugo trata das sublimes diferenças entre homem e mulher, não os colocando em concorrência mas destacando que são simplesmente distintos em suas existências.Abram os olhos,amaciem os ouvidos...

O Homem e a Mulher
(Victor Hugo)



O homem é a mais elevada das criaturas.
A mulher é o mais sublime dos ideais.

Deus fez para o homem um trono.
Para a mulher, um altar.
O trono exalta.
O altar santifica.

O homem é o cérebro; a mulher é o coração.
O cérebro fabrica a luz; o coração produz Amor.
A luz fecunda.
O Amor ressuscita.

O homem é forte pela razão.
A mulher é invencível pelas lágrimas.
A razão convence.
As lágrimas comovem.

O homem é capaz de todos os heroísmos.
A mulher, de todos os martírios.
O heroísmo enobrece.
O martírio sublima.

O homem tem a supremacia.
A mulher, a preferência.
A supremacia significa a força.
A preferência representa o direito.

O homem é um gênio; a mulher, um anjo.
O gênio é imensurável; o anjo, indefinível.
Contempla-se o infinito.
Admira-se o inefável.

A aspiração do homem é a suprema glória.
A aspiração da mulher é a virtude extrema.
A glória faz tudo grande.
A virtude faz tudo divino.

O homem é um código.
A mulher, um evangelho.
O código corrige.
O evangelho aperfeiçoa.

O homem pensa.
A mulher sonha.
Pensar é ter no crânio uma larva.
Sonhar é ter na fronte uma auréola.

O homem é um oceano.
A mulher um lago.
O oceano tem a pérola que adorna.
O lago, a poesia que deslumbra.

O homem é a águia que voa.
A mulher é o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço.
Cantar é conquistar a alma.

O homem é um templo.
A mulher é o sacrário.
Ante o templo nos descobrimos.
Ante o sacrário nos ajoelhamos.

Enfim, o homem está colocado onde termina a terra.
E a mulher onde começa o céu.

quinta-feira, 8 de março de 2012

PARABÉNS AS TODAS MULHERES DESTE CANTEIROS...


Semente...
Ser-mente...
Ser que faz gente,
Ser que faz a gente.
Mulher, ser guerreiro, guerrilheiro, lutador... multimidia, multitarefa, multifaceta, multi-acaso... multi-coração...
Mulher, ser que dá conta, que vai além da conta, que multiplica, divide, soma e subtrai, sem perder a conta, sem se dar conta, de que esse século foi seu parto, na direção de seu espaço, de seu lugar de direito e de fato, de seu mundo que lhe foi usurpado e que agora é por ela ocupado.
Mulher, ser florado, esse ser adorado, esse ser adornado, que nos poem em um tornado, nos deixa saciado e transtornado, que nos faz explodir e sentir extasiado.
Ser admirado...
Mulher, Nesse final de milênio, faça a transição.
Tire de seu coração a semente que vai mudar toda a gente levando o mundo a ser mais gente...
Um mundo mais feminino, mais rosado e sensibilizado, mais equilibrado e perfumado...
Parabéns Mulheres !!!
Não pelo oito de março, nem pelo beijo e pelo abraço, nem pelo cheiro e pelo amaço. Mas por ser o que és... Humus da humanidade, Raiz da sensibilidade, Tronco da multiplicidade, Folhas da serenidade, Flores da fertilidade, Frutos da eternidade...
Essencia da natureza humana.
Parabéns...

FonteMensagens e Poemas
http://mensagensepoemas.uol.com.br/dia-das-mulheres/poesia-para-as-mulheres-2.html

Dedico as todas as mulheres deste Canteiroes...lagarta, jardineira, girassol, beija-flor, borboleta e as margaridas...

Parabéns!!!

Beijos,

Solo Fértil

segunda-feira, 5 de março de 2012

História do Dia Internacional da Mulher


História do Dia Internacional da Mulher, significado do dia 8 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade
HISTÓRIA DO 8 DE MARÇO
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
OBJETIVO DA DATA
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
CONQUISTAS DAS MULHERES BRASILEIRAS
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
MARCO DAS CONQUISTAS DAS MULHERES NA HISTÓRIA
- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.
NOS DIAS DE HOJE:
"As mulheres participam na força de trabalho em número cada vez maior e 67 países têm leis que exigem igualdade de remuneração entre homens e mulheres; 126 países têm garantida a licença de maternidade. Como vemos em nossas telas de televisão todos os dias, mulheres e meninas estão se mobilizando, juntamente com homens e meninos, para o avanço das liberdades políticas no mundo inteiro."
Fonte:Google
Paz e Benção a todas as MULHERES DO MUNDO em especial as BRASILEIRAS.
Borboleta

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA QUARESMA NA VIDA DO CRISTÃO


Todo ano o cristão católico celebra o tempo da Quaresma, mas qual o seu real significado? Qual é a finalidade deste tempo litúrgico chamado Quaresma? Qual é o significado da palavra Quaresma e em que se fundamenta o tempo de duração da Quaresma?
Sabe-se que a Quaresma começa com a celebração das cinzas, na 4ª feira após a 3ª feira do carnaval e termina na 5ª feira santa, exclusive, a missa do Lava-pés que é celebrado à noite, ou seja, a missa dos santos óleos que pelo calendário litúrgico é considerado ainda o tempo da Quaresma, porém, a missa do Lava-pés que é neste mesmo dia já não é mais Quaresma, mas início do Tríduo Pascal. Por questão pastoral o bispo pode transferir para o dia anterior, ou seja, na 4ª feira santa, como acontece em nossa arquidiocese.
A Quaresma é um tempo de purificação, de preparação em que o fiel procura por meio das leituras dominicais, dos sacramentos da eucaristia e da confissão, além dos atos de jejum, de oração intensa e de esmola. A Quaresma lembra o número 40. 40 dias que Jesus jejuou no deserto após o seu batismo, 40 dias e 40 noites do dilúvio, 40 anos no deserto que o povo libertado do Egito, pela mão poderosa de Deus, por meio de Moisés, caminhou até chegar à terra prometida. Em todos estes episódios o número 40 trouxe a idéia de preparação e purificação, para a missão ou para o amadurecimento espiritual.
É importante que se tenha esta consciência sobre o tempo da quaresma para que possa aproveitá-lo melhor. É fundamental que em cada Quaresma se faça uma proposta de conversão para que se termine um ano diferente do outro, ou seja, num grau maior de santidade e comprometimento com Deus e com o seu Reino.
Propositalmente, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) coloca concomitantemente, com o tempo da Quaresma a Campanha da Fraternidade, que com temas diferentes a cada ano quer aproveitar levar o fiel a refletir sobre uma realidade em nosso país. Se a Quaresma é um tempo forte de reflexão espiritual, a Campanha da Fraternidade quer levar o cristão a uma mudança de vida por meio de uma proposta concreta.
Peçamos a Deus que nos ensine e nos motive a ouvir sempre a voz de Seu Filho e Nosso Senhor Jesus Cristo para que consigamos fazer sempre a sua vontade, inclusive, por meio do cumprimento da Campanha da Fraternidade. Amém!
Essa linda mensagem foi escrita pelo Pe Carlos Meira. Eu uma simples Católica não quis escrever sobre um assunto serio e importante que merece ser falado com autonomia do conhecimento.
chro borboleta

quinta-feira, 1 de março de 2012

Nostalgia...Lucio Dalla

Hoje senti a mesma nostalgia e a mesma tristeza que senti quando se foram meus dois ídolos(Cazuza e Renato Russo).Por vários motivos cantarola sempre os versos desses poetas.
Específicamente quando a saudade e a incerteza me assolam a alma grito baixinho, como que numa catarse, o que um dia Lucio Dalla, gritou pro mundo inteiro ouvir:
...Te voglio bene assaie
Ma tanto, tanto bene sai
E una catena ormai
Che scioglie il sangue dint' e vene sai.


OBS. Na íntegra o que ele queria dizer:

Caruso (Lucio Dalla)

Aqui onde o mar brilha e sopra forte o vento
Sobre um velho terraço em frente ao golfo de Sorrento
Um homem abraça uma garota depois de haver chorado
Depois limpa a sua voz e começa a cantar

Te quero muito bem
Mas tanto tanto bem, sabes?
É uma cadeia já
Que já dissolve o sangue dentro das veias

Viu as luzes no meio do mar pensou nas noites lá na américa
Mas eram só as lâmpadas e a branca faixa de uma hélice
Sente a dor da música ao levantar-se do piano
Mas quando viu a lua
Sair de uma nuvem
Lhe pareceu mais doce até a morte
Olhou nos olhos da garota aqueles olhos verdes como o mar
Depois, de improviso saiu uma lágrima e ele se sente sufocar

Te quero muito bem
Mas tanto tanto bem, sabes?
É uma cadeia já
Que já dissolve o sangue dentro das veias


Poder do teatro, onde cada drama é uma mentira
Que com um pouco de maquiagem e com a mímica Pode tornar-se um outro
Mas dois olhos que te olham de perto e tão reais
Te fazem esquecer as palavras confundem os pensamentos
Assim se torna tudo pequeno até as noites lá na América
Volta e vê a tua vida como o rastro de um hélice
Mas se é a vida que termina, e ele nem pensa tanto
Pelo contrário se sentia até feliz e recomeçou o seu canto

Te quero tanto bem ...
Mas tanto tanto bem, sabes?
É uma cadeia já
Que já dissolve o sangue dentro das veias


O Beija flor

8 de Março – Dia Internacional da Mulher

Olá, flores! Dedico este poema a todas as mulheres deste Canteiros.


“Mulheres”

Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.
Elas brigam por aquilo que acreditam.
Elas levantam-se para injustiça.
Elas não levam "não" como resposta quando
acreditam que existe melhor solução.
Elas andam sem novos sapatos para
suas crianças poder tê-los.
Elas vão ao medico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.
Elas choram quando suas crianças adoecem
e se alegram quando suas crianças ganham prêmios.
Elas ficam contentes quando ouvem sobre
um aniversario ou um novo casamento. (Pablo Neruda)

Parabéns mulheres deste jardim pelo Dia Internacional da Mulher.

Beijos,

Solo Fértil