sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Um pouco de cultura...

O que comemoramos no mês de outubro, você lembra?

Logo no dia primeiro de outubro comemora-se o dia internacional das pessoas idosas, a data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social. As pessoas idosas são aquelas com mais de sessenta e cinco anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade.
No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras, medidas em respeito à fragilidade em que os mesmos se encontram.
É preciso que nossos idosos sejam tratados com reverência e consideração, por serem mais velhos e por terem mais experiência de vida, aspectos fundamentais para a sua estabilidade emocional para que os mesmos tenham uma vida muito mais valorizada e proveitosa.
No Brasil, a comemoração é feita no dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paula, o pai da caridade, tendo sido adotada a partir de 1999, direitos e deveres dos idosos encontram-se na Constituição do Brasil.

Dia da natureza.


Olá, amigos do Canteiros! Chamo aqui atenção de vocês para que nós seres humanos evitem o uso de produtos descartáveis do tipo plástico, metais e vidros, vamos usar sacolas ecológicas feitas de tecido ou carrinhos próprios para feira, não jogar lixos em lugares inapropriados, não jogar papéis de bala ou chicletes nas ruas, latas de cerveja e refrigerante nas estradas, etc., parem com os desmatamentos, queimadas, tudo isso provoca destruição da camada de ozônio, o efeito estufa, dentre vários outros problemas que tem causado a extinção de importantes espécies vegetais (Floresta Amazônia), além dos animais (arara-azul, mico-leão-dourado, guaxinim, onça pintada, lobo-guará, tamanduá-bandeira animais da fauna brasileira que alguns estão em extinção). Não adianta ficarmos parados esperando grandes projetos ou propostas dos nossos governantes. Por isso, vamos as ruas lutar por nosso velho planeta Terra!

Olhai as nossas criancinhas...
Você sabia? Que o responsável pela criação do dia das crianças foi o deputado federal Galdino do Vale Filho, na década de 1920. Após ter sido aprovada pelos deputados, a data de 12 de Outubro foi oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, através do decreto nº 4.867, de 5 de novembro de 1924.


Ao mestre com carinho.
E o dia do professor? A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.


[...] No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.


[...] O dia 25 de outubro foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o dia internacional contra a exploração da mulher.


Beijos a todos do Canteiros

Solo Fértil

É pura emoção, eu estive lá...


Feliz Círio! É como os paraenses nós saúdam quando achegamos para o Círio de Nazaré. Esta festa é conhecida como o "Natal do paraense". Gente! Pense numa festa linda, as pessoas ficam contagiadas, é pura emoção e quando a Berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré que vem acompanhada por romeiros descalços que se aglomeram para segurar a corda, símbolo de ligação com a santa é puxada por pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo inteiro. Outro ponto alto da festa é o almoço de domingo, com uma grande variedade de comidas típicas da região. O Círio de Nazaré acontece todos os anos no segundo domingo de outubro. E ano que vem, vou pra lá de novo. Beijos...

Solo Fértil

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

É muito bom estar de volta!

Olá Pessoal do Canteiros! Voltei das férias!
Quanto tempo, né! Confesso que as férias estavam ótimas, mas senti falta de estar com vocês! Pra onde eu fui? Recife, para o XI SEMISEC-2011 (Seminário das(os) Secretárias(os) da Região Nordeste). Fiz city tour em Porto de Galinhas, pena que não fiz o passeio de jangada para as piscinas naturais para ver os peixinhos que são muito lindos, pois a maré estava alta. Também fiz um passeio de buggy pelas praias (de Muro Alto, Manguezais e etc.) onde você conhece Porto de Galinhas de ponta a ponta. E Olinda! É Linda. Depois disso, fui para a Cidade Maravilhosa, curtir minhas maravilhosas férias no Rio de Janeiro do Pão de Açúcar com seus bondinhos, do Morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor (como estava muito frio o Cristo esta sempre nas nuvens), as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e do Flamengo, o Estádio do Maracanã (está em reforma), a Quinta da Boa Vista e a Cidade do Samba. Pois é, pessoal só me resta dizer que foi maravilhoso!!!


Bjos,

Solo Fértil

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Para os jardieniros

" O que mata um jardim não é o abandono!
O que mata um jardim é esse olhar vazio de quem passa indiferente por ele".
(Mário Quintana)

domingo, 18 de setembro de 2011

A velhice e a sabedoria

Bom seria se essa duas chegassem em minha vida não nessa ordem.
Cada vez mais me reviro pelo avesso e não encontro a sabedoria que preciso para viver bem.Quando penso que estou acertando e isso fere aguém me sinto mal,acho que a sabedoria deveria me fazer bem, aí então passo dias e dias remoendo tudo até chegar a conclusão que mesmo doída a verdade não pode ser deixada pra lá.
A velhice, essa vem chegando, certa e apressada.
Num dia desses em que vasculho a net sem buscar nada descobri uma curiosidade sobre as águias.Conta a história que as águias vivem ativamente até os 40 anos,então já velhas e com suas garras, bicos e penas desgastados elas procuram o alto de uma montanha e ali ficam bicando fortemente a parede da rocha até que seu velho bico se quebre.Elas esperam pacientemente seu bico voltar a crescer para então arrancar a bicadas suas velhas garras.Esperam novamente um bom tempo até suas garras crescerem novamente para daí arrancar suas velhas penas.E, novamente, esperam pacientemente o renscimento de novas penas para depois alçarem altos voos e começar tudo, tudo de novo...Sábias, pacientes e renovadas.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

É PRIMAVERA...



Olá, pessoal do Canteiros! Chegou setembro mês da primavera, jardins ficam floridos com as cores das flores da primavera...
Canteiros avocam seus convidados para festa da primavera, chegam-se beija-flores, abelhinhas, passarinhos, lagartinhas e as borboletinhas que dão beijinhos nas flores para anunciar a estação das cores da primavera...
Setembro é primavera... Jardineira você chegou na hora certa, Canteiros te espera para receber as cores da flores da primavera...
Pois é pessoal... Setembro é primavera... Tô de férias no mês da primavera... Beijos a todos do Canteiros no mês da Prima da Vera...




Olá!

Minhas amigas do Canteiros, voltei!!!

Quero matar as saudades, e colocar as novidades em dia.
Vamos nos encontrar?
bjs