quarta-feira, 20 de julho de 2011

Feliz Dia Do Amigo!!!

"Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves do lado esquerdo do peito..." Já cantava assim há muito tempo o Milton Nascimento.

Dia Internacional da Amizade

Vamos hoje celebrar algo tão bonito! Vamos celebrar a amizade!
Sabiamente nos diz a Bíblia Sagrada, em seu livro do Eclesiástico:
"Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.
Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé."
E é verdade, uma amizade sincera, fiel e companheira perdura nos anos muito mais até do que casamentos e feliz daquele que encontra um amigo verdadeiro.
Deve ser por isso que a amizade encontrou repouso em tantos textos e canções.
Roberto Carlos escreveu para Erasmo "Você meu amigo de fé meu irmão camarada, amigo de tantos caminhos de tantas jornadas.Cabeça de homem mas o coração de menino, aquele que está do meu lado em qualquer caminhada", e assim traduziu o sentimento de tantas pessoas que não sabiam dizer ao certo o que é este sentimento.
Dizem que os amigos são a família que nós temos a liberdade de escolher, até mesmo porque ninguém se torna amigo por forçar a barra, mas sim porque cativa ou cultiva no outro um sentimento de confiança, lealdade, aconchego, enfim, algo puramente espontâneo.
Vinicius de Moraes, este poeta que adoro, por entregar tanto ao terreno do indomável e desmedido,já diria sobre a importância da amizade analisando-a em sua profundidade.Disse ele: "Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos .
Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.
A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!

Vinicius escreveu o Soneto do Amigo. Aí vai:
"
Soneto do amigo

Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica..."


Bom, crianças de meu coração, vou finalizar este post por aqui.
Quero dizer aos meus amigos do Canteiros (o Beija-flor, o Solo Fértil, A Jardineira, O girassol) e também aos Jardineiros fiéis, que por aqui transitam de vez em quando, que eles estão guardados no lado esquerdo do peito, debaixo de sete chaves, dentro do coração como falava a canção.

Bjos

A Lagarta

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Vou morrer de saudade

Descobri que nunca é bom partir mas às vezes preciso me afastar para olhar de longe o mundo em que vivo mergulhada.Sei que vou sentir saudade do humor doce de Magá, da serenidade sábia de Narinha, do silêncio assumido de Verinha, da prudência e da alegria de Karine, do olhar atento de Wal e das conversas com Elis e Alzira.
Loreto me espera! E como é bom voltar pra casa e passar horas e horas sem pensar no tempo ouvindos as sonoras risadas dos meus amores: Martinho, Maria Eduarda, Augusto César, Davi Ângelo, Luis Eduardo, Dázio, Daniel...Tomar café fresquinho com pão caseiro depois de uma bela tarde de sono na rede com cheirinho do guarda-roupa do mamãe.Eu sou feliz e sei disso.
Não me canso das conversas lentas de Seu Zé e do papo interrogativo de Félix querendo saber as novidade de capital.A noitnha, depois do jantar, se estender nas cadeiras espriguiçadeiras bem na porta da rua e levar a conversa noite à fora...e dizer boa noite a todos que vão e que vem.

Por tudo isso é que sou feliz!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Gente, hoje entrei aqui neste canteiro para me esconder um pouquinho. Se pudesse dormiria um pouquinho debaixo de um pé de planta, ficaria vendo as borboletas brincarem umas com as outras ao redor das flores, porque hoje tÔ muito melancólica. Hoje estou mais lagarta do que nunca!!! O cansaço bateu na alma, no coração, em todos os cantos da vida. Essa vida de gado marcado que me mata. Já não aguento mais balançar a cabeça para as hipocrisias da vida, estou mais parecendo um calango do que uma lagarta.
Gente, uma hora dessas eu me revolto
me revolto,
me revolto,
e viro logo borboleta.
Aí vou voar bem longe, por outros ares,
outras praças, outras praias.
E,quando tudo tiver melhorado eu volto.

Lagarta inconformada.com.br

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Falando de Ecologia

Olá, amigos do Canteiros!

Quero avisar para vocês que recebi vista do site www.riosvivos.org.br achei interessante, pois tem reportagens bem variáveis sobre ecologia e meio ambiente. Como sou fã da natureza e de animais, fique triste com a reportagem: Animais se refugiam no Porto da Manga por causa da cheia de 2011 no Pantanal. Visite você também. Vejam só olhar do o guaxinim e da oncinha, fique com dó.


Autor das fotos: Jean Fernandes

Agradeço a equipe da Ecoa.

Abços,

Solo Fértil

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Solo Fértil




Olá, amigos do Canteiros! Desculpe pelo atraso. Andei fazendo umas pesquisas sobre o nosso "solo fértil", descobri em alguns sites de jardinagem como deixar o solo fértil. Vejam os passos:

1º Passo: Veja se o espaço está livre da planta “erva - daninha” (planta que nasce fluentemente em local indesejado - planta invasora, mato, etc...) depois disso, escolha um lugar que o solo receba luz solar a cada seis ou mais horas por dia.

2º Passo: Retire as pedras grandes do solo antes de fazer qualquer plantio. Busque um terreno próximo de uma fonte de água para irrigação. Repare se o terreno está nivelado para que a água não escape levando as sementes e /ou camada superficial do solo na correnteza.

3º Passo: Use um adubo ou composto para a terra fica com o solo mais saudável e nutriente. Você sabia que pode adicionar algumas minhocas (animais anelídeos da classe Oligoqueta, ordem Haplotaxida) no terreno de seu jardim para ajudar a nutrir o solo fértil, elas se alimentam de organismos animais mortos e diversos tipos de vegetação (plantas e folhas). Também se sabe que durante o movimento, elas ingerem terra, aproveitando todo material orgânico e eliminando a terra.

Agora amigos depois dessas dicas, chamem a jardineira desse Canteiros...

Bjos,

Solo Fértil