quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

APRESENTANDO ... BORBOLETA

Quero falar da alegria dessa Borboleta que a partir de hoje sobrevoará esse Canteiros deixando-o mais colorido e alegre. Bem vinda !

Festanças...

E 2011 chegou ao fim...


Temos muitos motivos para comemorar...


E para continuarmos juntos por mais duzentos anos...


Feliz 2012, 2013, 2014, 2015 e etc. etc. etc. etc...!!!!!!!!

O Beija-flor

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Feliz 2012 !!!!!!!

Drummond dizia que "doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.Ai entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente". Eu concordo com ele e é essa esperança que me empurra pra frente e me faz acreditar que 2012 será o começo de minha felicidade futura, felicidade que já comecei a contruir.
Que seja mesmo um ano novo para todos desse Canteiros e demais visitantes.

Feliz 2012!!!!!!!!!!

Beija-flor

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Adeus ano velho...Feliz ...


Olá amigas do Canteiros, andei um pouco sumida, mas foi por uma boa causa. Estava de férias, precisava descansar um pouquinho por isso deixei o trabalho para trás e fui aproveitar com os amigos e a família essas maravilhosas e preciosas férias. Pois é, o ano 2011 está chegado ao fim. Chegou dezembro. Festas, família, amigos. Bom, agora é hora de colocar tudo no papel o que foi bom e ruim. Para mim, este ano foi de desafios e acontecimentos complicados e até críticos, passei por tempestades de contradições e decepções, tive que passar por momentos tão pessoais que cheguei a me assustar comigo mesma (isto é um desabafo, olha que não sou de me abrir com ninguém). Tive momentos tristes (uma perda querida), mas também tive momentos alegres. 2011 vai me deixar na saudade, viajei pro norte, centro-oeste, nordeste e sudeste...ufa!...faltou o sul...2011 encontrei e reencontrei amigos que não via há muito tempo, até amores!!! É pessoal, como eu disse, dezembro chegou, mês de confraternizações, de sonhos, de realizações, de planejamentos, de projetos, de "amigo secreto"...2011 foi o ano do blog Canteiros, isto mesmo, Você! ...da lagarta, do beija-flor, do girassol, da jardineira, até my best friends “destino” que entrou nesse rol de amizade...2011 de momentos de pedir desculpas por certas horas ser tão invasiva por não conter meus “limites”. Mas, nada disse não importa, eu sou apenas uma brasileirinha apaixonada por tudo que faço, sou completa, sou uma aprendiz, sou vascaína, sou verdadeira. Enfim, amigos do Canteiros, é Natal, e a velha tradição diz que devemos trocar presentes e abraçar nossos amigos e inimigos e que o Espírito Natalino invada nossos corações por 366 dias. Por isso, desejo saúde, paz, amor, felicidade e que 2012 seja um ano de recomeço, reencontros e realizações... Parabéns Canteiros. Enfim, encerro 2011 com alguns trechos do poema de Carlos Drummond Andrade:
Procuro uma alegria
uma mala vazia
do final de ano
e eis que tenho na mão
- flor do cotidiano –
é vôo de um pássaro
é uma canção.
"Poemas de Dezembro"(1968)


Feliz 2012!

Abraços,

Solo Fértil

domingo, 4 de dezembro de 2011

A primeira confraternização do Canteiros

Está chegando o fim do ano de 2011, o primeiro ano do Canteiros. Temos muito a comemorar, pois este espaço nasceu de uma iniciativa tímida e cumpriu sua missão com maestria. Quem aqui entrou conseguiu desabafar, criticar, informar, cativar e cultivar. O mais importante de tudo é que os Canteiros conseguiu deixar unida uma turma de amigas: a lagarta, o beija-flor, o solo fértil, a jardineira e demais membros honorários...
O que posso dizer neste fim de ano? Vida longa a este bloguinho e paz na terra a todos que vierem de boa vontade!!!!
Grande Abraço.
A lagarta.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Tempo rei...

Os mais velhos sempre dizem, em suas máximas infalíveis que "o tempo é senhor de tudo", ou "nada como um dia atrás do outro", ou ainda, "tem o dia da caça e o dia do caçador".Meu Deus como eles sabem de tudo! E eu na minha impaciência querendo tudo agora, no exato momento.
Em tempo descobri como isso tudo é verdade, hoje, bem cedo, recebi a verdade que sempre esperava ouvir, assim como se fosse uma constatação que de minha atitude foi positiva e como rendeu frutos, e como revelou para muitos que não me conheciam, ou que mal me conheciam, o que eu sou de verdade.
Não preciso dizer do que estou falando, mas como tenho esse Canteiro como amigo e confidente venho colocando aqui minhas tristezas e minhas alegrias. Isso me basta!

O Beija-flor

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Que coisa mais linda!!!

Gente dá gosto de ver a alegria do nosso Girassol,depois de tantos dias nublados,o amarelo ouro do rei sol encheu de cores seu rosto.
É isso que faz o amor com aqueles que nele acreditam, ainda que nunca o tenha experimentado.Agora me faltam as palavras então canto os versos do poeta que diz:
"O amor tem feito coisas que até mesmo Deus duvida já curou desenganados, já fechou tantas feridas.
O amor junta os pedaços quando o coração se quebra
Mesmo que seja de aço mesmo que seja de pedra
Fica tão cicatrizado que ninguém diz que é colado
Foi assim que fez em mim
Foi assim que fez em nós esse amor ilumindado."

Amiga Girassol, siga em frente, esse é o caminho!

O Beija-flor

Essa coisa que não sai de mim...

O que eu quero ainda não tem nome,
Mas vive em mim, no meu pensamento, no meu medo e na minha incerteza.
Antes só queria a liberdade,
Agora quero ficar presa
Presa a qualquer coisa que me lembre você
Aceitei até alguem parecido...
Mas o amor, esse não sai de mim.

"Nem que eu bebesse o mar, encheria o que eu tenho de fundo..."

O beija-flor

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Um pouco de cultura...

O que comemoramos no mês de outubro, você lembra?

Logo no dia primeiro de outubro comemora-se o dia internacional das pessoas idosas, a data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social. As pessoas idosas são aquelas com mais de sessenta e cinco anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade.
No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras, medidas em respeito à fragilidade em que os mesmos se encontram.
É preciso que nossos idosos sejam tratados com reverência e consideração, por serem mais velhos e por terem mais experiência de vida, aspectos fundamentais para a sua estabilidade emocional para que os mesmos tenham uma vida muito mais valorizada e proveitosa.
No Brasil, a comemoração é feita no dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paula, o pai da caridade, tendo sido adotada a partir de 1999, direitos e deveres dos idosos encontram-se na Constituição do Brasil.

Dia da natureza.


Olá, amigos do Canteiros! Chamo aqui atenção de vocês para que nós seres humanos evitem o uso de produtos descartáveis do tipo plástico, metais e vidros, vamos usar sacolas ecológicas feitas de tecido ou carrinhos próprios para feira, não jogar lixos em lugares inapropriados, não jogar papéis de bala ou chicletes nas ruas, latas de cerveja e refrigerante nas estradas, etc., parem com os desmatamentos, queimadas, tudo isso provoca destruição da camada de ozônio, o efeito estufa, dentre vários outros problemas que tem causado a extinção de importantes espécies vegetais (Floresta Amazônia), além dos animais (arara-azul, mico-leão-dourado, guaxinim, onça pintada, lobo-guará, tamanduá-bandeira animais da fauna brasileira que alguns estão em extinção). Não adianta ficarmos parados esperando grandes projetos ou propostas dos nossos governantes. Por isso, vamos as ruas lutar por nosso velho planeta Terra!

Olhai as nossas criancinhas...
Você sabia? Que o responsável pela criação do dia das crianças foi o deputado federal Galdino do Vale Filho, na década de 1920. Após ter sido aprovada pelos deputados, a data de 12 de Outubro foi oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, através do decreto nº 4.867, de 5 de novembro de 1924.


Ao mestre com carinho.
E o dia do professor? A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.


[...] No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.


[...] O dia 25 de outubro foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o dia internacional contra a exploração da mulher.


Beijos a todos do Canteiros

Solo Fértil

É pura emoção, eu estive lá...


Feliz Círio! É como os paraenses nós saúdam quando achegamos para o Círio de Nazaré. Esta festa é conhecida como o "Natal do paraense". Gente! Pense numa festa linda, as pessoas ficam contagiadas, é pura emoção e quando a Berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré que vem acompanhada por romeiros descalços que se aglomeram para segurar a corda, símbolo de ligação com a santa é puxada por pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo inteiro. Outro ponto alto da festa é o almoço de domingo, com uma grande variedade de comidas típicas da região. O Círio de Nazaré acontece todos os anos no segundo domingo de outubro. E ano que vem, vou pra lá de novo. Beijos...

Solo Fértil

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

É muito bom estar de volta!

Olá Pessoal do Canteiros! Voltei das férias!
Quanto tempo, né! Confesso que as férias estavam ótimas, mas senti falta de estar com vocês! Pra onde eu fui? Recife, para o XI SEMISEC-2011 (Seminário das(os) Secretárias(os) da Região Nordeste). Fiz city tour em Porto de Galinhas, pena que não fiz o passeio de jangada para as piscinas naturais para ver os peixinhos que são muito lindos, pois a maré estava alta. Também fiz um passeio de buggy pelas praias (de Muro Alto, Manguezais e etc.) onde você conhece Porto de Galinhas de ponta a ponta. E Olinda! É Linda. Depois disso, fui para a Cidade Maravilhosa, curtir minhas maravilhosas férias no Rio de Janeiro do Pão de Açúcar com seus bondinhos, do Morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor (como estava muito frio o Cristo esta sempre nas nuvens), as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e do Flamengo, o Estádio do Maracanã (está em reforma), a Quinta da Boa Vista e a Cidade do Samba. Pois é, pessoal só me resta dizer que foi maravilhoso!!!


Bjos,

Solo Fértil

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Para os jardieniros

" O que mata um jardim não é o abandono!
O que mata um jardim é esse olhar vazio de quem passa indiferente por ele".
(Mário Quintana)

domingo, 18 de setembro de 2011

A velhice e a sabedoria

Bom seria se essa duas chegassem em minha vida não nessa ordem.
Cada vez mais me reviro pelo avesso e não encontro a sabedoria que preciso para viver bem.Quando penso que estou acertando e isso fere aguém me sinto mal,acho que a sabedoria deveria me fazer bem, aí então passo dias e dias remoendo tudo até chegar a conclusão que mesmo doída a verdade não pode ser deixada pra lá.
A velhice, essa vem chegando, certa e apressada.
Num dia desses em que vasculho a net sem buscar nada descobri uma curiosidade sobre as águias.Conta a história que as águias vivem ativamente até os 40 anos,então já velhas e com suas garras, bicos e penas desgastados elas procuram o alto de uma montanha e ali ficam bicando fortemente a parede da rocha até que seu velho bico se quebre.Elas esperam pacientemente seu bico voltar a crescer para então arrancar a bicadas suas velhas garras.Esperam novamente um bom tempo até suas garras crescerem novamente para daí arrancar suas velhas penas.E, novamente, esperam pacientemente o renscimento de novas penas para depois alçarem altos voos e começar tudo, tudo de novo...Sábias, pacientes e renovadas.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

É PRIMAVERA...



Olá, pessoal do Canteiros! Chegou setembro mês da primavera, jardins ficam floridos com as cores das flores da primavera...
Canteiros avocam seus convidados para festa da primavera, chegam-se beija-flores, abelhinhas, passarinhos, lagartinhas e as borboletinhas que dão beijinhos nas flores para anunciar a estação das cores da primavera...
Setembro é primavera... Jardineira você chegou na hora certa, Canteiros te espera para receber as cores da flores da primavera...
Pois é pessoal... Setembro é primavera... Tô de férias no mês da primavera... Beijos a todos do Canteiros no mês da Prima da Vera...




Olá!

Minhas amigas do Canteiros, voltei!!!

Quero matar as saudades, e colocar as novidades em dia.
Vamos nos encontrar?
bjs

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Se não cuidarmos das flores...


Nosso canteiro não tem flores de plástico,aquelas que nunca morrem.
Não podemos prosseguir semeando se não estivemos dispostos a voltar e regar.Mesmo presioneiros dessa vida vivida quase sempre no automático, precisamos cuidar desses recantos enquanto ainda podemos tê-los, precisamos lembrar sempre do conselho bíblico: olhai os lírios do campo...!

Beija-flor

domingo, 14 de agosto de 2011

Olá, meninas!

Quanto tempo!!!!!
Estou morrendo de saudade de voces, minhas amigas do canteiro!
Gente, estou longe de São Luis, desde do dia 06 de agosto. Tô aqui em Cambuí, em MG. Vou passar uns dias por aqui, talvez eu volte no final desse mês.
Ah, outra coisa: Minha amiga Karine, nao esqueci seu aniversaio, inclusive falei com Verinha na quinta dia 04, para combinar um almoço contigo, só que parece que nao ia dar p ti. Ficou p outro dia, né?! Mas aí, eu viajei....
Mas de qualquer forma, quis deixar isso registrado
Mesmo que tardio (mas vale p vida toda), te desejo tudo que existe de melhor nessa vida, saúde e que voce realize seus desejos.
Cade Ritinha, ingrata?! Nunca mais falei com ela. Morro de saudade dela.

Até a proxima
bjs
A jardineira

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Olvidar

Vou te colocar no lugar de onde nunca devia ter te tirado
dentro das folhas amareladas de um passado longínquo
dentro das cores desbotadas de uma foto esquecida
numa espécie de arquivo-morto, um quartinho dos fundos
um lugar que ninguém visita, onde sua imagem estará empoeirada,
deixada num canto, disciplicentemente voltada pra parede.


E todas as canções, e todas as frases feitas, e todas palavras escritas
que a ti foram dedicadas não vou teimar em apagar, mas sumariamente esquecer
porque o coração se cansa
porque a alma se estressa
de tanto desamor
porque ninguém pode segurar um liquido com as próprias mãos
porque ninguém pode correr atrás do vento
porque se deve deixar essa mania quixotesca de combater moinhos de vento
então,só me resta tomar um pouco de amnésia
enfraquecer a memória, te te deixar cair no desuso das lembranças
te deixar ser cada vez menos
até não ser mais nada...

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Feliz Aniversário!

Querida Karine,

O mundo nunca mais foi o mesmo desde que o Soberano resolveu, que nesse imenso canteiro que é a vida,faltava uma flor, então ele criou você...Imagino a alegria que inundou a vida de sua família nesse dia, pois te conheço há tão pouco tempo e parece que sempre fomos amigas.
Desejo que todos os seus sonhos sejam reais e te façam feliz de verdade.
FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!

Beija-flor

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Feliz Dia Do Amigo!!!

"Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves do lado esquerdo do peito..." Já cantava assim há muito tempo o Milton Nascimento.

Dia Internacional da Amizade

Vamos hoje celebrar algo tão bonito! Vamos celebrar a amizade!
Sabiamente nos diz a Bíblia Sagrada, em seu livro do Eclesiástico:
"Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.
Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé."
E é verdade, uma amizade sincera, fiel e companheira perdura nos anos muito mais até do que casamentos e feliz daquele que encontra um amigo verdadeiro.
Deve ser por isso que a amizade encontrou repouso em tantos textos e canções.
Roberto Carlos escreveu para Erasmo "Você meu amigo de fé meu irmão camarada, amigo de tantos caminhos de tantas jornadas.Cabeça de homem mas o coração de menino, aquele que está do meu lado em qualquer caminhada", e assim traduziu o sentimento de tantas pessoas que não sabiam dizer ao certo o que é este sentimento.
Dizem que os amigos são a família que nós temos a liberdade de escolher, até mesmo porque ninguém se torna amigo por forçar a barra, mas sim porque cativa ou cultiva no outro um sentimento de confiança, lealdade, aconchego, enfim, algo puramente espontâneo.
Vinicius de Moraes, este poeta que adoro, por entregar tanto ao terreno do indomável e desmedido,já diria sobre a importância da amizade analisando-a em sua profundidade.Disse ele: "Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos .
Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.
A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!

Vinicius escreveu o Soneto do Amigo. Aí vai:
"
Soneto do amigo

Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica..."


Bom, crianças de meu coração, vou finalizar este post por aqui.
Quero dizer aos meus amigos do Canteiros (o Beija-flor, o Solo Fértil, A Jardineira, O girassol) e também aos Jardineiros fiéis, que por aqui transitam de vez em quando, que eles estão guardados no lado esquerdo do peito, debaixo de sete chaves, dentro do coração como falava a canção.

Bjos

A Lagarta

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Vou morrer de saudade

Descobri que nunca é bom partir mas às vezes preciso me afastar para olhar de longe o mundo em que vivo mergulhada.Sei que vou sentir saudade do humor doce de Magá, da serenidade sábia de Narinha, do silêncio assumido de Verinha, da prudência e da alegria de Karine, do olhar atento de Wal e das conversas com Elis e Alzira.
Loreto me espera! E como é bom voltar pra casa e passar horas e horas sem pensar no tempo ouvindos as sonoras risadas dos meus amores: Martinho, Maria Eduarda, Augusto César, Davi Ângelo, Luis Eduardo, Dázio, Daniel...Tomar café fresquinho com pão caseiro depois de uma bela tarde de sono na rede com cheirinho do guarda-roupa do mamãe.Eu sou feliz e sei disso.
Não me canso das conversas lentas de Seu Zé e do papo interrogativo de Félix querendo saber as novidade de capital.A noitnha, depois do jantar, se estender nas cadeiras espriguiçadeiras bem na porta da rua e levar a conversa noite à fora...e dizer boa noite a todos que vão e que vem.

Por tudo isso é que sou feliz!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Gente, hoje entrei aqui neste canteiro para me esconder um pouquinho. Se pudesse dormiria um pouquinho debaixo de um pé de planta, ficaria vendo as borboletas brincarem umas com as outras ao redor das flores, porque hoje tÔ muito melancólica. Hoje estou mais lagarta do que nunca!!! O cansaço bateu na alma, no coração, em todos os cantos da vida. Essa vida de gado marcado que me mata. Já não aguento mais balançar a cabeça para as hipocrisias da vida, estou mais parecendo um calango do que uma lagarta.
Gente, uma hora dessas eu me revolto
me revolto,
me revolto,
e viro logo borboleta.
Aí vou voar bem longe, por outros ares,
outras praças, outras praias.
E,quando tudo tiver melhorado eu volto.

Lagarta inconformada.com.br

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Falando de Ecologia

Olá, amigos do Canteiros!

Quero avisar para vocês que recebi vista do site www.riosvivos.org.br achei interessante, pois tem reportagens bem variáveis sobre ecologia e meio ambiente. Como sou fã da natureza e de animais, fique triste com a reportagem: Animais se refugiam no Porto da Manga por causa da cheia de 2011 no Pantanal. Visite você também. Vejam só olhar do o guaxinim e da oncinha, fique com dó.


Autor das fotos: Jean Fernandes

Agradeço a equipe da Ecoa.

Abços,

Solo Fértil

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Solo Fértil




Olá, amigos do Canteiros! Desculpe pelo atraso. Andei fazendo umas pesquisas sobre o nosso "solo fértil", descobri em alguns sites de jardinagem como deixar o solo fértil. Vejam os passos:

1º Passo: Veja se o espaço está livre da planta “erva - daninha” (planta que nasce fluentemente em local indesejado - planta invasora, mato, etc...) depois disso, escolha um lugar que o solo receba luz solar a cada seis ou mais horas por dia.

2º Passo: Retire as pedras grandes do solo antes de fazer qualquer plantio. Busque um terreno próximo de uma fonte de água para irrigação. Repare se o terreno está nivelado para que a água não escape levando as sementes e /ou camada superficial do solo na correnteza.

3º Passo: Use um adubo ou composto para a terra fica com o solo mais saudável e nutriente. Você sabia que pode adicionar algumas minhocas (animais anelídeos da classe Oligoqueta, ordem Haplotaxida) no terreno de seu jardim para ajudar a nutrir o solo fértil, elas se alimentam de organismos animais mortos e diversos tipos de vegetação (plantas e folhas). Também se sabe que durante o movimento, elas ingerem terra, aproveitando todo material orgânico e eliminando a terra.

Agora amigos depois dessas dicas, chamem a jardineira desse Canteiros...

Bjos,

Solo Fértil

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Está chegando ao fim a mais linda festa da terra das palmeiras...

Está chegando ao fim a mais linda festa da terra das palmeiras onde canta os sabiás.Todas as noites era possível perambular por vários arraiais: Vila Junina, Ceprama, Reviver, Maria Aragão, Vila Palmeira, etc.
E convocamos o batalhão pesado dos Canteiros pra guanicê pra deixar pequenas lembranças em versos:

"Lua, lua cheia que nasce no meio das águas,
que brilha na ponta d'areia,
que finge morrer e desmaia nos braços de uma sereia"

"Lá vem meu boi urrando
subindo o vaquejador
deu um urro na porteira
meu vaqueiro se espantou
o gado da fazenda com isso se levantou
urrou, urrou, urrou, urrou
meu novilho brasileiro
que a natureza criou"

"Quando eu me lembro da minha bela mocidade
eu tinha tudo a vontade brincando no boi de Axixá
eu ficava com você naquela praia ensolarada
e a tua pele bronzeada eu começava a contemplar
mas é que o vento buliçoso balançava seus cabelos
e eu ficava com ciúmes do perfume ele tirar
mas quando o banzeiro quebrava
seu lindo rosto molhava
e a gente se rolava na areia do mar"

"Maranhão, meu tesouro, meu torrão
Fiz esta toada, pra ti Maranhão
Maranhão, meu tesouro, meu torrão
Eu fiz esta toada, pra ti Maranhão

Terra do babaçú
Que a natureza cultiva
Esta palmeira nativa
É que me dá inspiração

Na praia dos lençóis
Tem um touro encantado
E o reinado
Do rei Sebastião

Sereia canta na proa
Na mata o guriatã
Terra da pirunga doce
E tem a gostosa pitombotã
E todo ano, a grande festa da Jussara
No mês de Outubro no Maracanã

No mês de Junho tem o bumba-meu-boi
Que é festejado em louvor à São João
O amo canta e balança o maracá
A matraca e pandeiro
É quem faz tremer o chão
Esta herança foi deixada por nossos avós
Hoje cultivada por nós
Pra compôr tua história, Maranhão"

"Se não existisse o Sol,
como seria pra Terra se aquecer
Se não existisse o Mar,
como seria para natureza sobreviver
Se não existisse o Luar
O homem viveria na escuridão
Mas como existe tudo isso meu povo,
Meu guarnicê meu batalhão de novo"...

Uma aventura no mar

Uma aventura no mar.
Oi, gente!
Hoje vou contar uma aventura que aconteceu comigo no alto mar para aproveitar o feriadão, o que era para ser uma pescaria, quase aconteceu uma tragédia. Talvez não estaria para conta isto pra vocês. Tudo aconteceu bem ali no povoado do Arraial (Quebra Pote), éramos num total sete pessoas. Assim, subimos todos no barco motor pequeno que alugamos, logo que saímos da vila de pescadores já com dez minutos começou a chover, a partir daí sentimos que algo de diferente estava para acontecer, o que seria apenas uma chuvinha entramos foi uma tempestade com ventos fortes que começou a balançar o barco com ondas violentas, vimos o nosso barquinho virar, mas acho que Deus nos protegeu naquele momento, esta viagem duraria uns 20 minutos num entanto durou cerca de 2h30. Foi a primeira vez que navegaríamos para pescar no mar, pois só pescávamos no Rio Tocantins. Suportados a tempestade o barco parou em um canal chamado Mojo, o mar já estava calmo, água e mangues por toda nossa volta, o local era paradisíaco como qualquer coisa do outro mundo. Após breves instantes respiramos, oramos agradecendo a Deus por todos escapamos com vida. Após descansar uns momentos, começamos a armar as redes de pescar, eu particularmente peguei dois peixes um bandeirado e pacamão. Anoiteceu e amanheceu e eu acordada não conseguir dormir, talvez por medo de outra tempestade... Pois é amigos do Canteiros o que era para ser um feriadão inesquecível...Tornou um passeio inolvidável. Apesar de tudo isto ter acontecido vou repetir de novo, só que da próxima vez em uma embarcação maior e mais equipado. Aha! Só assim, vou conhecer a cidade de Alcântara-MA, pois antes tinha medo de atravessar o mar. Mas depois dessa aventura! Quem sabe....

Bjos,

Solo Fértil

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Alo?

Oi, gente!!!

Voces sairam na sexta? Depois que vi a mensagem... nao deu. rs
Ei, mas ta chegando um feriadao bacana. Pq nao nos vemsos na terça ou quarta? Podia ser depois daí, no arraial.

bjs

a jardineira.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Igualdade Racial

Olá, amigos, Vocês sabiam que hoje o Estatuto da Igualdade Racial fez um ano que foi aprovado pelo Senado brasileiro? Abri vários sites pra ver alguma notícia desse consenso histórico para a política do Brasil. Nada... Pois é pessoal, após sete anos de discussão e muita polêmica, por unanimidade, o Senado aprovou no dia 16 de junho de 2010, o Projeto de Lei do Senado (PLS 213/03), que cria o Estatuto da Igualdade Racial – sem cotas.

O documento possui 65 artigos e possibilitará a correção das desigualdades históricas no que se refere às oportunidades e aos direitos dos descendentes de escravos do país. De qualquer forma, esta mesma diversidade é marcada por circunstâncias de preconceito e descrédito, dificultando a inclusão social de alguns grupos, que somam cerca de 90 milhões de pessoas.

O projeto aprovado pelo Senado tem como intenção promover políticas públicas de combate à discriminação e igualdade de oportunidades. Existe também a previsão de políticas afirmativas para a raça negra.

O autor do substitutivo (como foi chamado) aprovado, o senador Paulo Paim (PT-RS), ele garantiu a votação com um requerimento de urgência assinado por todos os líderes partidários da Casa. O projeto, que visa combater a discriminação, foi apreciado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Antes disso, o texto já havia sido alterado na Câmara dos Deputados e passou por mais uma mudança por conta do relator Demóstenes Torres (DEM-GO), que rejeitou a expressão “raça” substituindo por “etnia”, e vetou a exigência de reserva de 10% das vagas em partidos políticos a negros. As modificações desagradaram aos integrantes do movimento negro e ao próprio criador do projeto, o senador Paulo Paim (PT-RS).

O senador Paulo Paim, minimizou a retirada das cotas. Ele destacou a esperança do negro brasileiro ao iniciar um processo de reparação aos descendentes da escravidão no Brasil. Este documento é fruto de um processo histórico de discriminação e exploração do negro no Brasil, desde o Brasil – colônia. Paim fez a articulação para a votação junto com Eloi Ferreira de Araújo, ex-ministro da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do governo Lula.

Até o ex- ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, disse que o estatuto ressalta a tese de que não há igualdade racial no Brasil ... “o estatuto é uma vitória daqueles que defendem a tese de que nem todos são iguais e que há obrigação do Estado brasileiro com aqueles que estão excluídos de oportunidades do nosso país".

Várias entidades, como o Coordenador Nacional de Entidades Negras (Conen), Flávio Jorge afirmou que, o estatuto ficou incompleto porque não trata sobre a questão dos quilombos e nem das cotas nas universidades. Embora o estatuto não seja "exatamente" o que a entidade deseja, "significa uma luta que o movimento negro tem desenvolvido na construção de políticas públicas e superação do racismo" para um marco de 30 anos de luta.

Ainda neste contexto, Ricardo Bispo coordenador nacional de organização do Movimento Negro Unificado (MNU), foi contra o estatuto, segundo ele foi o retrocesso mais criminoso que o movimento negro já assistiu. [...] somos maioria em um país que faz questão de não nos dar visibilidade. O estatuto veio para destruir nossa autoestima.

Aqui em São Luís, o deputado Domingos Dutra foi o único a falar sobre o Estatuto, fez criticas sobre a postura do relator da matéria no Senado, o senador Demóstenes Torres(DEM-GO). Para o deputado do PT, é impossível garantir crescimento num país que ainda não resgatou suas dívidas com os negros, os índios e os ciganos.
Mesmo assim, o estatuto pode ser considerado a primeira lei de caráter racial aprovada, desde o fim da escravidão em 1888, no Brasil – um país reconhecidamente miscigenado, produto da mistura de europeus, negros e índios. O “estatuto é o segundo artigo dessa lei”, foi o que afirmou o ministro da Igualdade Racial Eloi Ferreira. “Os negros e as negras de nosso país terão no estatuto um ponto de partida para avançar na luta pela promoção da igualdade racial.”

Diante desses aspectos o senador Paulo Paim afirmou que preferia a aprovação do texto como ele estava antes de ir para a Câmara. E, “entende os críticos, mas estou ao lado daqueles que gostariam que fosse diferente. Ainda assim, entretanto, o conjunto da lei representa a luta contra o preconceito”.

Vale expor que, Demóstenes Torres argumentou que “geneticamente, raças não existem. Na medida em que o Estado brasileiro institui o Estatuto da Igualdade Racial, parte-se do mito da raça. Deste modo, em vez de incentivar na sociedade brasileira a desconstrução da falsa ideia [...], por meio do Estatuto referido, o Estado passa a fomentá-la”.

Na verdade, um país que teve quase quatro séculos de escravatura, sendo o último a abolir este opróbrio, tendo ficado 112 anos à espera de uma legislação que consolidasse bases para um enfrentamento mais vigoroso ao racismo ainda vigente em nossa sociedade tão desigual, embora talvez inusitada, à realidade da democracia Brasileira.

Hoje e no ano passado o momento triste deste ato histórico é que o Estatuto da Igualdade Racial merecia um destaque maior por parte dos meios de comunicação, a grande mídia noticiou apenas discretamente o tal evento, não foi divulgado nenhuma notícia em primeira página de um grande jornal. Somente a TV Globo, por exemplo, fez uma nota curta para a importância do fato, sem imagens.
Hoje, Luiza Helena de Bairros é a nova Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que tem status de ministra, que defende cotas para negros, já afirmou que é necessário as entidades se mobilizarem para pressionar o STF (Supremo Tribunal Federal), que deve votar, ainda este ano, a manutenção da cota para os negros nas universidades públicas.

Sendo assim, cabe a cada brasileiro repensar qual seria a melhor forma de vivenciar este atual contexto, principalmente que a grande mudança depende da superação do preconceito por conta de toda a sociedade.

Vale ressaltar que, coube ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva este momento histórico, foi ele que sancionou a Lei nº 12.288 em 20 de julho de 2010, o Estatuto da Igualdade Racial, criado para estabelecer diretrizes e garantir direitos para a população negra. Espero que no dia 20 de julho esse ato seja divulgado pela imprensa seja ela virtual, rádio, tv e etc...e que todos os representantes da comunidade negra de todo o país possam comemorar...

Além do Estatuto da Igualdade Racial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também assinou a lei que cria a Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab). A nova universidade tem o objetivo de promover atividades de cooperação internacional com os países da África por meio de acordos, convênios e programas de cooperação internacional, além de contribuir para a formação acadêmica de estudantes dos países parceiros.

A Unilab será construída no município de Redenção, no maciço de Baturité, a 66 quilômetros de Fortaleza. As atividades acadêmicas terão início este ano em instalações provisórias, em prédios cedidos pela prefeitura de Redenção.

Certa vez, Mandela disse;

“Nascemos para manifestar a glória do Universo que está dentro de nós. Não está apenas em um de nós: está em todos nós. E conforme deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo. E conforme nos libertamos do nosso medo, nossa presença, automaticamente, libera os outros”.

Bjos,

Solo Fértil

quarta-feira, 15 de junho de 2011

São João do Maranhão

Olá, amigos do Canteiros, chegou JUNHO o mês mais festeiro do Maranhão, quero convidar vocês a conhecer um pouco do nosso povo e da nossa cultura, pois este mês vai começar o “São João do Maranhão” a maior festa popular do Estado. É onde homenageamos os santos: São João, Santo Antônio e São Pedro e São Marçal. È um teatro musical vivo que realizamos na cultura popular maranhense.
...
Por isso se você achegar aqui nos festejos juninos faça um city tour pela “Ilha do Amor” São Luís a capital do Estado do Maranhão que foi fundada em 08 de setembro de 1612, por Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardière, em nome da corte do rei menino Luís XIII da França, aportou nesta ilha quase à linha do Equador, com três navios e uma tripulação de 500 homens, onde edificou um forte e um ancoradouro. Mandou celebrar uma missa por ordem de Maria de Médici, mãe tutora do rei francês. A partir deste, surgia no Brasil a primeira e única capital fundada por franceses.
Aventurem-se pelo Centro Histórico de São Luís conheça a Praça Benedito Leite onde nela esta à estátua de Benedito Leite chegando lá, observar-se que ela não tem a sua mão direita devido a um significativo gesto simbólico de protesto, no qual, ele disse: prefiro ficar sem a mão direita a ter que assinar o tratado da extinção da Escola Modelo e do Comércio. A praça fica situada do lado da Igreja da Sé que é de construção Neoclássica a Igreja da Sé é uma das igrejas mais bela de São Luís, junto à igreja encontra-se o Palácio Episcopal. Em cima da igreja tem as imagens de Nossa Senhora da Vitória que é a padroeira da cidade e São Luís Rei de França, que é em homenagem ao rei Luis XIII. Existe um túnel que liga a igreja à fonte do Ribeirão e a outras igrejas.
Em seguida, esta à praça D. Pedro II onde fica a casa da Ana Jansen, uma das mulheres mais influente na História de São Luis. Conta-se que Ana Jansen tinha uma forte personalidade era temida pelos homens, o que era muito raro em sua época. Casou diversas vezes, sempre com homens ricos e influentes da cidade, e construiu aos poucos grande fortuna.
Ana Jansen também teve forte influência na vida social, administrativa, política e militares da cidade e chegou até a formar um exército particular de 400 escravos para defender seus interesses, era comerciante, vendia tonéis de água a 20 mil reis e outras mercadorias para o povo que aqui habitava. Voluntariosa, inteligente, destemida e influente, o lado ruim de sua personalidade é que Ana Jansen era cruel e tratava de forma desumana seus escravos cometendo varias atrocidades alguns chegavam até a morte. Talvez por isso, corre a lenda que até hoje seu fantasma continua vagando sem descanso pelas ruas da cidade, nas noites de sexta-feira e nas noites escuras em uma assombrosa carruagem puxada por muitos cavalos brancos sem cabeças, guiados por uma caveira de escravos também decapitados, conduzindo o fantasma da falecida senhora.
Ainda na praça esta o Palácio La Ravardière construído em 1689, para homenagear o fundador da cidade, Daniel de La Touche. Nele funcionaram a Casa da Câmara e a Cadeia. Atualmente é a sede do Governo Municipal.
Nela também esta o Palácio dos Leões um dos mais bonitos do Brasil, tem a vista para o mar. O Palácio dos Leões, hoje abriga a sede do Governo Estadual e os seus luxuosos aposentos estão abertos à visitação pública, lá estão móveis, esculturas e pinturas belíssimas, fazem com que muitos os considerem como um Palácio de Versalhes. Já na Avenida Beira Mar existem dois baluartes que são chamados de Cosme e Damião, que são mais conhecidos: um coreto o que fica a esquerda e o da Pedra da Memória que fica no lado direito.
Chegando a Ilha visite a casa de cultura de Josué Montello que foi criada com a finalidade de ajudar as pessoas em pesquisa e trabalho nas áreas de Literatura, Historia e Geografia do Maranhão, sugiro a leitura do livro de Josué Montello “Os Tambores de São Luís” para ter uma melhor compreensão e conhecimento sobre São Luís.
Você sabia?
Que São Luís foi a primeira capital Brasileira a ter ruas calçadas com pedras de cantarias e iluminadas.
Os navios traziam novidades da literatura francesa, as famílias ricas mandavam os filhos estudarem na Europa.
São Luís também é conhecida como “Atenas Brasileira”, devido muito escritores nativos que viveram aqui. É a única capital brasileira que foi Francesa, Holandesa e Portuguesa. Ela conserva os vestígios de todos esses povos.
Passear pelas ruas de São Luis já é um programa muito especial. Dá para caminhar um dia inteiro, e ir se maravilhando aos poucos com cada recanto ou cada esquina. É um mercadinho escondido aqui, uma escadaria inesperada ali, e assim por diante. Mesmo assim, a cidade também tem pontos que não podem deixar de ser incluídos em qualquer roteiro turístico, como, por exemplo, a Casa do Maranhão, onde se pode aprender muito sobre a nossa cultura como: O Bumba Meu Boi que é uma das maiores tradições festivas do Maranhão. Seu personagem principal obviamente é o Boi, representado por uma armação leve, coberta por um tecido colorido. Tudo é acompanhado pela música executada por instrumentos e ritmo diversos, representando os sotaques, ritmos musicais utilizados nas toadas. Cada sotaque possui instrumentos específicos que determinam a batida e a evolução do Boi. Os sotaques mais tradicionais são os de matraca, zabumba e orquestra.
Ainda na Casa do Maranhão há todas as atrações naturais, mostrada em vídeos as regiões mais belas do país, os Lençóis Maranhenses, Delta das Américas, Chapada das Mesas, Floresta dos Guarás e outras maravilhas feitas pela natureza que podem ser encontradas ao longo do caminho.
Outro ponto de partida é o Projeto Reviver ou Praia Grande, a Rua Portugal, um dos melhores exemplos da arquitetura colonial da cidade. E não deixe de conhecer a Casa das Tulhas, construção de 1820 onde podem ser encontrados produtos típicos maranhenses. Percorra ainda o Beco Catarina Mina, famosa escadaria de pedra. Passe pelo Cafuá das Mercês, sobrado que funcionava como mercado de escravos. O Centro de Cultura Popular, onde estão expostas belas vestimentas e interessantes objetos usados em festas populares.
Uma das curiosidades percebidas ao percorrer as ruelas e escadarias de São Luis é quanto aos seus nomes, como o Beco da Bosta (aqui era onde os escravos despejavam as águas servidas), Beco Quebra Bunda (originalmente pavimentado com pedras muito escorregadias). Mas a marca registrada da cidade é sem dúvida seus Azulejos Decorados, esta antiga arte portuguesa, que parece ter chegado à perfeição em São Luis.
Portanto, se você vir ao Maranhão, visite São Luís também conhecida a ilha Rebelde, a cidade dos azulejos, a terra de pessoas hospitaleiras.
Como já cantava João do Vale... Todo mundo canta a sua terra...

''...Eu também vou cantar a minha. Modéstia à parte seu moço, minha terra é uma belezinha. Que esta terra tão linda. È o Maranhão! Oh Maranhão, Oh, Maranhão!''

Última missão

Ontem vi uma reportagem sobre o acidente nuclear ocorrido no Japão o que só aumentou minha admiração por esse povo. Os japoneses além de racionais, organizados e disciplinados estão demonstrando seu cuidado extremo com suas futuras gerações.
Um grupo de engenheiros, médicos e aposentados, mais ou menos 2.000 se apresentaram ao governo japonês como voluntários para trabalharem na Usina Nuclear de Fukushima. Vejam só o pensamento dessas cucas maravilhosas: segundo as pesquisas as pessoas que trabalham nesses locais e sofrem algum tipo de contaminação começam a desenvolver doenças como o câncer somente após 10 anos. Então como esses senhores estão na faixa de 75 a 80 anos, quando vierem a desenvolver qualquer tipo de doença já estariam mortos ou quase isso. Eles não querem que seus jovens sejam expostos a esses perigos.
Eles criaram um site para atrair mais voluntários e eles não param de aparecer, esse trabalho todo está sendo chamado de ÚLTIMA MISSÃO.Ainda temos muito que aprender com esse povo.

Beija-flor

Convocaçao urgente!

Oi gente!!!

Estou aqui para convocar em carater de urgencia, minhas amigas do "Canteiros", para nos reunirmos, ainda essa semana, para debatermos assuntos de extrema importancia.
Hoje faz quase dois meses que nao nos vemos, e sei que o dia-a-dia nos consomem, mas vamos fazer um esforço para nos vermos, certo?!
Aguardo resposta.

bjs
Ate a proxima!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Que bacana!

Oi, gente!

Quem assistiu ontem o programa da "Gabi", no sbt? A entrevista foi com James (nao sei se é assim que se escreve o nome dele), é aquele que participou do BBB.Lembram?
Pois é, me impressionei com a inteligência, simpatia dele. Ele falou de homofobia, educaçao, bullyng, senado,etc. de uma forma tao agradavel e interesante que fiquei com vontade de "quero mais".
Quis dividir isso com voces,pq insistimos em formar um pre-conceito das pessoas, principalmente de quem participa desses reality shows da vida, e acabamos esquecendo de ver o outro lado.
A vida dele é um exemplo p todos nós. Virei admiradora dele.

bjs
Até a proxima.

A amizade

Desculpe flores desse Canteiro, hoje trago minhas queixas e desabafo.Me faltam as palavras por isso canto pra dentro a decepção de quem descobriu que o mundo não é tão azul assim e que a amizade é como uma esteira de vime que vamos tecendo ao longo da vida e, quando já velhos e cansados pensamos em estirar nosso cansaço...Esquecemos de dá os nós e suas tramas se desfazem assim, facilmente.

"O que faz um beija-flor ter vontade voar...mais do que viver só te importa voar, beija-flor."(Flavio Venturini)


Beija-flor

Canteiro doce Canteiro

Já se passaram quase dois meses da primeira semente jogada neste Canteiro e parece que faz muito mais tempo!
Penso que este cantinho tem cumprido sua missão, pois seus membros não tem deixado de alimentar este espaço, seja pra desabafar, seja pra fazer arte, expor narrativas, memórias, opiniões. Me orgulho deste blog.Às vezes, quando estou em casa, digo pra minha mãe que estou ocupada no "Canteiro". Quem passasse por ali e escutasse a minha frase poderia dizer que lá estava eu regando plantas...confesso que este bloguinho é também um refúgio. Entro aqui pra me esconder, pra esquecer o mundo lá fora; e é tão bom.

A Lagarta.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Já chega de férias!

Hoje quero compartilhar com vocês a respeito de emprego, o melhor, da falta dele.
Hoje faz 30 dias exatos que perdi o emprego. Só que nos primeiros 15 dias, foi muito bom, ate por que quem não gosta de tirar uma folguinha?! Aproveitei bastante esses dias, mas não deixei de estudar, e nem vou, se eu arrumar um emprego agora.
A questão é, que quando você se acostuma a trabalhar, e ter seu dinheiro, as coisas fluem melhor, você fica mais independente, etc. Então é muito difícil ficar sem um dindim no final do mês, né?!
Estou a procura de uma oportunidade de mostrar todo o meu currículo (eu se fosse você não perderia a chance de dar uma olhada, é sensacional), sou muito flexível, em trabalhos em equipe, então!!! Costumo ser pontual e assídua, e mais importante dou conta do recado. Me dou bem com o computador, sou organizada, formação superior, com especialização e , ah, quase ia esquecendo, tenho um senso de humor, que ate as vezes, nem acredito que tenho coragem p falar determinadas coisas.... como essa, que estou falando com vocês agora, puts!
De qualquer forma, fica o recado.

Bjs
Ate a próxima!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Os meus dias...

Oi, gente!!!!!

Quem disse que não fazer nada é ruim. Quem foi esse invejoso que disse isso. rs. O momento que eu passo agora é quase esse. Quer ver: É bom, ir a praia, qualquer hora, namorar quando tem vontade, fazer compras despreocupada, visitar os amigos p bater papo, etc.
Era melhor ainda, se tudo isso fosse verdade, e tivesse acontecendo comigo, ne?!
Eu sumi, eu sei. Mas só agora me dei conta, o quanto o dia é comprido! O meu parece que tem 30 hs... fora as responsabilidades que não deixam a gente ficar tao sossegada assim.
Tem dia que acordo, e não tem nada p fazer. Só que no decorrer dele aparece um montao de coisas. Estudar, arrumar a casa, estudar, etc. Ainda mais agora que to dirigindo... Toda hora vem minha Irma me dizendo: Me leva ali. Até que gosto. Sabe como é, empolgação de principiante! Quando vocês olharem pela cidade, uma pessoa se sentindo no transito, pode apostar que sou eu. É uma independência e tanto.
Bom,mudando de assunto, eu também to morrendo de saudades de vocês do canteiro. Magá até me ligou ontem, dando noticias. Adorei!!! De novidade mesmo não tem, quer dizer, ate tenho, só que essa vocês já sabem: to de bem com a vida! O resto parece que vai acompanhando...

Ah, prometo não demorar tanto pra dar noticias.

Bjs

Ate a próxima.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

A cidade parou!

Mesmo tendo prometido que nunca plantaria nesse canteiro sementes tristonhas, quero registrar minha surpresa diante dessa greve.Meu Deus! A cidade parou.Sem querer discutir o mérito da questão resolvi ver o outro lado e pensei: se nas ruas tivesse alguém para ouvir eu cantaria para São Luis “O dia em que a Terra parou” do maluco mais beleza desse universo, Raul Seixas. Cantaria bem alto os versos:

Foi assim
No dia em que todas as pessoas
Do planeta inteiro
Resolveram que ninguém ia sair de casa
Como que se fosse combinado em todo
o planeta
Naquele dia, ninguém saiu de casa, ninguém ninguém

Ah! Se fôssemos capazes de combinar outras coisas, com por exemplo que ninguém mais iria: jogar lixo na rua, poluir os rios, usar sacolinhas de pláticos, eleger políticos corruptos, trapacear, mentir, etc. ect. etc....

E o professor não saiu pra lecionar
pois sabia que não tinha mais nada pra ensinar.

Pois aprenderíamos tudo fazendo, vendo nossos pais fazerem, sábios que são.Sentaríamos frente ao mar, em noite de lua cheia, no verão, no inverno, no outono e na primavera em qualquer época. A água e o sal do mar misturados ao doce gelado do sorvete de cupuaçu, tirado lá das matas do norte brasileiro. Precisaríamos mesmo ir até a escola para aprender tudo isso?

E o guarda não saiu para prender
Pois sabia que o ladrão, também não tava lá
e o ladrão não saiu para roubar
Pois sabia que não ia ter onde gastar


Bom seria se o ladrão não saísse para roubar, não porque não teria onde gastar, mas porque não precisaria mais roubar pois em sua mesa não veria mais seus filhos chorando por comida, não teria mais que garantir, a seu modo, a segurança de sua rua, de seu bairro,não teria mais que fazer justiça com as próprias mãos ao ver seus direitos desrespeitados ou negados por politicos e funcionários publicos corruptos e incompetentes.

E o doutor não saiu pra medicar
Pois sabia que não tinha mais doença pra curar.

Esse verso eu cantaria mais alto ainda e pediria a todos que fizessem coro de mil, de milhões, de zilhões de vozes, quem sabe assim Deus ouviria...!

Então fica combinado assim, e viva a Sociedade Alternativa. Viva!

O Beija-flor

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vale a pena

São 00:25h e eu ainda não dormi pois meu sobrinho resolveu acordar e brincar, vê se pode! Agora ele quer teclar, como pode com apenas dois aninhos? Digo que vale a pena porque ele é lindo e engraçado...ele agora tá me olhando através do vidro da varanda e tentando chamar meu nome, ele muito fofo...Vamos dormir Martinhooooooo!

Boa noite!

Cadê a jardineira desse canteiro?

Amiga Jardineira,

Que falta você faz... As tardes já não são as mesmas sem você, nosso grupo está incompleto.Visite nosso canteiro ou venha cantarolar conosco os versos do poeta: ...amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito dentro do coração.

Bjs

Beija-flor

terça-feira, 17 de maio de 2011

Lagarta em vôo rasante

Esta lagarta que vos escreve está vivendo uma das fases mais fantásticas de sua metamorfose ambulante.De forma inusitada, quase inacreditável, a lagarta conseguiu adentrar os portões sagrados do show de Djavan.
Bom, muitas emoções rolaram desde então, mas antes de qualquer coisa tenho que dizer que o show de Dja(olha só a intimidade!) quase me fez voar. Pensei que iria romper o casulo de vez e virar borboleta naquele mesmo instante, mas o final de semana me mostraria que aquela era apenas a ponta do iceberg. o final da noite de sábado, por exemplo, teve beijo em principe que acabou virando sapo. também, na beira da lagoa só podia ter sapo cururu mesmo! deixando de brincadeira faço aqui uma reflexão boa: se entregar a novas emoções parece ser taõ dificil, mas é preciso viver pra saber, tem que se arriscar mesmo, tem que dar a cara a tapa.
Um dia eu quis que o destino batesse à minha porta e dissesse: - Olha o que trouxe pra você: uma caixa de presentes;uma amor pra te iluminar a vida, um emprego maravilhoso equivalente a dez vezes o que vc ganha hoje,um pacote de muita saúde pra dividir com a família.
(...)
Mas aí eu acordei.Eu não estava no país das maravilhas, alice. eu tinha q fazer algo por mim. daí resolvi pegar a caneta e, de próprio punho, rabiscar um capítulo novo nessa minha história.
Penso que o verdadeiro autor de tudo, o arquiteto (ou engenheiro) desse universo, tem levado em consideração minhas sugestões, ou pelo menos tem me convidado a ser co-autora. Como escrevemos em parceria eu sempre deixo Ele fazer as devidas intervenções, até mesmo por Sua vasta sabedoria.
E assim segue a vida, meus amores. tenho dado voos rasantes. tenho buscado respostas.fui atrás de um amor do passado pra poder saber o quero pro meu futuro.

aiaiai, por hoje só posso dizer isso.

terça-feira, 3 de maio de 2011

"Teus sinais me confundem da cabeça aos pés..."

Estava tudo certo na minha cabeça para eu ir pro show do Djavan - minha primeira saída do casulo este ano -, mas quando vi que seria 120 reais o ingresso mais barato o show caiu do telhado.
ó, vida ingrata, que me nega este breve momento de prazer!!!!
Mas falemos aqui deste artista maravilhoso que eu conheci ainda menina, quando sua música "Oceano" figurou na trilha sonora da novela Top Model sendo tema do casal de protagonistas vividos por Malu Mader e Taumaturgo ferreira. Uma música de letra belíssima, cheia de figuras de linguagem, tal como "você deságua em mim e eu oceano"; Djavan é tão especial que consegue conjugar até substantivo.
Muitas músicas dele poderiam facilmente ser usadas como pano de fundo para cerimonias de casamento, vejam só: "Meu bem querer é segredo, é sagrado, está sacramentado em meu coração...(Meu bem querer)" ou "O seu amor reluz que nem riqueza, asa do meu destino...(Pétala)"
Mas tenho que dizer que gosto muito das músicas dele de fossa,aquelas que cantamos de olhos fechados, palavra por palavra, sabem como é? Como exemplo cito a letra de Flor de Lis "Valei-me Deus, é o fim do nosso amor, perdoa por favor, eu sei que o erro aconteceu, mas não sei o q fez tudo mudar de vez, onde foi que eu errei?, eu só sei que amei, que amei, que amei".
Pra dias de solidão, Djavan escreveu Nem um dia, onde ele descreve "um dia frio, um bom lugar pra ler um livro e o pensamento lá em você, eu sem você não vivo, um dia triste, toda fragilidade incide, e o pensamento lá em vc e tudo me divide".
Para dúvidas amorosas Djavan escreveu Se, que particularmente eu adoro por ser mais rápida e animada, mas da letra eu desconfio um pouco, pois acho o final pura sacanagem. Vejam como começa "você disse que não sabe se não, mas também não tem certeza que sim. Quer saber? quando é assim deixa vir do coração..', agora vejam o final"Mais fácil é aprender japonês em braile do que você decidir se dá ou não" (chocada!!!!).

Amigos, eu poderia ficar horas e horas explicando letras de música e dizendo todos os motivos para as pessoas amarem Djavan, contudo a melhor a fazer é simplesmente ouvir.

beijo desta Lagarta frustrada em mais uma tentativa de sair do casulo.

A Lagarta

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Amizade é tudo!!!

Oi, gente!!!!!


Hoje quero falar sobre as amizades que conquistei nos últimos dois anos. Puxa! Como passou rápido... parece que foi ontem,e ao mesmo tempo, tenho a impressão que as conheço há muito mais que isso. Foi no meu mais recente, último emprego, que tive o privilégio de conhecê-las, as quais me fizeram mais feliz, ser realmente, quem eu sou: espontânea, brincalhona e sincera. Querem mais? Por que não bonita, linda e maravilhosa!!! Ahh, não gostou? Achou que não foi legal, eu me auto elogiar? Então se joga, porque eu adorei.... hahahah. Voltando, passamos juntas por algumas situações embaraçosas, divertidas, inusitadas, constrangedoras... mas sem duvida, todas elas com muito aprendizado. Pelo menos para mim. Não vai dá para mencionar todas elas, mas algumas,não posso deixar de citar, como por exemplo, Ritinha. Se eu soubesse que você era tudo isso, que você é, já tinha dado um jeito de conhecê-la antes. Sabe aquelas pessoas que necessariamente tem que passar pelas nossas vidas, porque sem elas, parece que a vida perde a graça, o sentido. Pois é assim, que você é... necessária e porque não dizer completa, de coração do tamanho do mundo, sempre disposta a ajudar ou dar o ombro amigo para qualquer situação. Tu que o diga sobre aquela fatídico episódio, hein? Deixa quieto... Karine, você é uma pessoa adorável, inteligente, que sempre tem uma opinião muito firme e fundamentada das coisas. Adoro comentar e discutir sobre livros e filmes contigo. Narinha e Merline, vocês são medalha de ouro! Eu me delicio quando eu falo para vocês que não vai dar para trabalhar, ou quando dou conselhos a vocês, que devem trabalhar menos (quando o chefe não esta por perto.... brincadeirinha!!!!)Ai, vem Merline, dizendo, com um tom preocupada : Menina, tu é louca, não faz isso... adoro!!! Não vou esquecer disso....Magá, se todo mundo tivesse esse seu bom humor e jovialidade, acho que não teríamos tanto problemas para resolver nesse mundo. Esse seu jeito é realmente contagiante. Solange, sempre que você começa a falar, eu paro tudo para ouvi-la, pois me lembra uma Sábia, ou uma mestra que tem um olhar diferenciado e crítico sobre a vida. Vê o que, nós pobres mortais não vemos... Voce é uma pessoa equilibrada, ponderada, com uma voz firme, ideal para ser oradora oficial de qualquer setor. Quero citar também, Vera, Waldênia, Elisângela, Alzira e Silvinha, vou senti falta de vocês...
Então é isso, não poderia deixar de mencionar essas pessoas que fizeram e fazem parte da minha vida. Cada uma com seu jeitinho muito particular e envolvente. Mas calma, gente!!! Isso aqui não é uma despedida, é uma simples homenagem que resolvi fazer para vocês, para demonstrar minha amizade, e o quanto gostei de trabalhar com cada uma. E espero que possamos compartilhar de muitas coisas juntas ainda!
Até a próxima.
bjs

domingo, 24 de abril de 2011

Feriadão em Santo Amaro

Quero compartilhar com vocês um final de semana inesquecível repleto de muita aventura, adrenalina e muitas surpresas.
Fui a Santo Amaro. Voces conhecem? Recomendo. Fica um pouco antes de chegar a Barreirinhas. Logo na estrada, tem a 1ª parada em “Sangue”, onde tivemos que esperar uma Toyota que é o meio de transporte ate o povoado. Ficamos por la por mais de 1 hora, a espera de um grupo que ficou preso no engarrafamento em Rosario. O caminho de “Sangue” até Santo Amaro, é de 1:30 a 2:00hs, por causa da estrada, que é de terra em volta de muita vegetação. É uma aventura e tanto, você se sente numa verdadeira trilha, com direito a galhos secos tentando te arrancar o couro, lagoas que engolem o pneu do carro, e curvas que você jura que vão derrubar a Toyota. E você tem certeza que vai voar uns 10 km, rs... brincadeira! Fora os porcos, galinhas e cachorros magros que vez e outra passam pelo caminho. Recomendo aqui nesse percurso muito repelente. E se não tiver, uma calca comprida, por causa dos mosquitos.
Bom, depois disso você chega a Santo Amaro, mas antes, tem a travessia em uma balsa (para a Toyota, pq para as pessoas é uma canoa mesmo.) Adorei!!!! Ai sim, você chegou de fato. Depois de acomodar suas coisas em uma pousada, que você reservou, é claro, você vai atrás dos passeios, nas tão aguardadas lagoas.
Recomendo a partir daqui, reservar muito dinheiro, pq os passeios são salgados. (em media de 40 a 60 reais)
Fiz dois passeios (as lagoas da Betania e Gaiovota, no 1º dia, e das Queimadas, no 2º). SÃO MARAVILHOSOS todos os dois. Voce quando se depara com essa obra de Deus, fica para traz todos os seus problemas.... uma espécie de DELETE... As lagoas são tão azuis ou tão verdes, e as areias são tão brancas... é uma imagem perfeita. E quando você entra na água: não quer mais sair de dentro. E se tiver acompanhado então!!!
Recomendo aqui tirar muita foto e tomar bastante água, pq o sol não da descanso.
Depois de muitos banhos, fotos, beijinhos, risos, descidas das dunas de areias, você vai querer comer alguma coisa, com certeza... Tem um restaurante, que na verdade são casas de pessoas que moram perto das lagoas, que fazem o almoço. Mas não é de graça. Mas muito saboroso.
Resumindo: apesar de ser um pouco cansativo, devido o deslocamento, mas posso te dizer que vale muito a pena. Voce sai de la, com a bateria recarregada, alem de saber que existem ainda muitos lugares incrivelmente lindos (graças a Deus)como Santo Amaro.
Resolvi dividir isso com vocês, e espero que vocês tenham a oportunidade de conhecer um dia.
Bjs

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Será que o fim do mundo é hoje?

Gente, hoje resolvi sair para resolver alguns assuntos pessoais que, infelizmente, nao podemos incumbir outra pessoa de fazer, senao a gente mesmo. Aí me deparei com uma verdadeira visão do caos. A cidade estava enlouquecida.... Tive a nítida impressao que as concessionarias conseguiram vender todos os seus carros, pois estavam circulando pela cidade, engarrafando todas as transversais, vielas, cruzamentos,etc.,e nao adiantava inventar um atalho, com certeza, era esse caminho que estava mais engarrafado. Resumo: haja paciência! Nao que os outros dias, nao exista esse tipo de situaçao, mas hoje, foi um dia diferente. Pô! justamente hoje.... que eu tava fazendo planos para entrar no feriadao de cabeça fria, planejando uma semana mais tranquila... é mais não deu! Vai ver que era exatamente esse o motivo de tanta correria de todo mundo: o feriadao. Gente, por favor. Vamos maneirar.... 
bjs

Ainda é por você...


Quando te vi não sabia que era amor, aliás nem sei exatamente quando descobri que te amava, mas desde então nunca houve um dia, nenhum dia de minha vida em que eu não dormisse e acordasse pensando  e desejando você.Contra tudo e contra todos, até mesmo contra mim, a lembrança de sua presença passou a ser uma constante em minha vida e desde aquele dia meus planos e sonhos ganharam um novo personagem: você!
Não foi fácil aceitar a críticas e a censura daquelas pessoas, me vi diante da necessidade de usar a máscara da hipocrisia e corajosamente disse não. Díficil mesmo foi sua ausência, em todos os sentido, e a certeza  de que naquele  instante você estava saindo de mim para sempre.Os dias que se seguiram foram tristes se vazios e se repetiam impiedosos, anos a fio, sempre do mesmo jeito.
Fui salva pelo calor da amizade e da sensibilidadede um amigo que me apresentou um mundo novo.Me permiti uma nova chance, tive a alma inundada por uma alegria e uma leveza vindas de Deus.Então me perdoei.
Nunca verbalizei um pedido de perdão aos prováveis feridos com minha atitude, pois ainda não descobri o crime que cometi. Passei a viver de esperanças de que todos os dias ao acordar tudo seria diferente.
E mais uma vez senti  você saindo de mim .
Me fechei para o mundo.
Era o meu luto.
Passei a viver dias cinzentos, rodeada de pessoas iguais e sem graça e nos momentos de dor e solidão a música e a oração eram meu bálsamo.E assim fui vivendo...dias sim, dias não!
Mas faz parte de mim uma teimosia que insiste em me fazer feliz e de repente você reaparece como que pedindo para ser feliz.Tenho à minha frente a oportunidade de voltar  e buscar algo que deixei para atrás.
Como recusar a promessa de tamanha felicidade?
Outra vez, e mais uma vez  contra tudo e contra todos, decidi com você recomeçar e fazer um novo caminho, caminhando! Meu mundo  cinzento se encheu de cores e me apaixonei por todas as pessoas  que ia conhecendo, andava pela ruas e ouvia trilhas sonoras feitas exclusiva para mim, ficou visível minha felicidade e minha casa tinha cheiro de amor.Ia enchenhdo os meus dias com suas promessas  e seus  pedidos de paciência pela espera que se prolongou para além do meu querer...
Guardei secretamente o mais doce sentimento que minha alma já experimentou; continuo andando e andando vou fazendo meu caminho,  vez ou outra, cheia de saudade canto pra você os versos emprestados do poeta:



Certas Coisas / Lulu Santos

Não existiria som
Se não houvesse o silêncio
Não haveria luz
Se não fosse a escuridão
A vida é mesmo assim,
Dia e noite, não e sim...
Cada voz que canta o amor não diz
Tudo o que quer dizer,
Tudo o que cala fala
Mais alto ao coração.
Silenciosamente eu te falo com paixão...
Eu te amo calado,
Como quem ouve uma sinfonia
De silêncios e de luz.
Nós somos medo e desejo,
Somos feitos de silêncio e som,
Tem certas coisas que eu não sei dizer...



terça-feira, 19 de abril de 2011

A Jardineira indiferente

Aqui estou eu, pela primeira vez surgindo nesse canteiro de ideias, para me apresentar para voces. Depois de uma longa crise de identidade, resolvi ser "A jardineira". Pensei, que era isso que tava faltando nesse canteiro. Como voces sabem tem a lagarta,o girassol e o beija-flor... e claro as flores! Como tudo isso poderia se manter tao belo, vivo e maravilhoso sem as maos...... de uma jardineira! Calma, gente. Nao estou me achando. Mas acho que era isso que faltava para completar esse canteiro. O que queremos e exatamente isso, que o nosso canteiro possa estar sempre florido, e com muita vida, para que possa germinar muitas trocas de ideias. Seja atraves da transformacao de uma lagarta, de uma linda flor que acaba de desabrochar, ou simplesmente atraves das obras que uma bela jardineira faz com amor perante seu canteiro.
E hoje, tava navegando pelo site desses ai, e vi, esse lindo canteiro... e gostaria que voces apreciassem tambem.
bjs
ate a proxima.  
EFE

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Soneto do cansaço

Costumo dizer que está sendo difícil ser protagonista da minha própria história.Como não fiz escolhas, minhas escolhas me fizeram. E agora estou aqui: lagarta! Tudo bem, enquanto estou encapsulada aproveito o ócio criativo.

Soneto do cansaço


Cansei desta mesma história
Novela velha, sem graça e sem cor
Tanto engodo e repasse de memória
Paixão desencarnada, cansado amor


Protagonista de novela mexicana
Mesmo enredo, eterno dramalhão
Essa personagem que me culpa e cansa
Esvazia a mente com discurso vão


Essa história é igual, mesmo fim
Contínuas idas e voltas
Círculo vicioso em mim


Saio de cena, mero expectador
Assisto atenta à tela
Simples poeta e fingidor.

A Lagarta

O Girassol

O Girassol

Como a seiva alimentando um girassol, eu preciso de poesia, arte, música e amigos para amar.
Neste blog encontrei solo fértil para crescer e multiplicar.


quinta-feira, 14 de abril de 2011

 Açucarados
Ultimamente, tenho me esforçado muito para ser otimista e não pensar que o ser humano finalmente conseguiu chegar ao auge da maldade que se é possível chegar.
Estou me referindo ao episódio das crianças de Realengo. A todo o momento aparecem novas revelações sobre o carrasco dessa tragédia: que era vítima de bullyng, que era uma pessoa solitária, que não tinha amigos, que sua mãe era doente mental, etc. etc. etc.
Fico me lembrando de tantas pessoas com problemas mentais que conviviam normalmente na casa dos meus avós. Às vezes, quando meus primos e eu ficávamos com medo meus avó diziam:“eles são doente, não fazem mal a ninguém” e não faziam mesmo!
Eles já sabiam que crueldade é uma coisa, doença e outra muito diferente.

Queria que pudéssemos cantar sempre os versos de Chico Buarque “no tempo da maldade acho que a gente nem tinha nascido”

Sim! É disso que precisamos de músicas e filmes  açucarados...


                                                                                                                                              Beija-flor

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Canteiros

Por que Canteiros?

Porque canteiros lembram nascimento, renascimento
Porque em canteiros vivem todas as flores 
E todas as cores se misturam
Porque canteiros acolhem todos os visitantes
Fixas à terra, em meios aos estercos e erva daninhas, suas flores não deixam de exalar perfume e beleza e de atrair abelhas, beija-flores, borboletas...
Porque em canteiros esconde-se tristeza e planta-se tudo, tudo mesmo, amores, idéias, sonhos, desejos...!

Então, fica a canção de Fagner...


CANTEIROS
Quando penso em você
Fecho os olhos de saudade
Tenho tido muita coisa
Menos a felicidade

Correm os meus dedos longos
Em versos tristes que invento
Nem aquilo a que me entrego
Já me dá contentamento

Pode ser até manhã
Cedo, claro, feito o dia
Mas nada do que me dizem me faz sentir alegria

Eu só queria ter do mato
Um gosto de framboesa
Pra correr entre os canteiros
E esconder minha tristeza
E eu ainda sou bem moço pra tanta tristeza ...
Deixemos de coisa, cuidemos da vida
Senão chega a morte
Ou coisa parecida
E nos arrasta moço
Sem ter visto a vida

É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um toco sozinho ...
São as águas de março fechando o verão
É promessa de vida em nosso coração